terça-feira, 13 de março de 2012

Qual a importância do lojista conhecer os tempos da moda?


Qual a importância do lojista conhecer os tempos da moda?

Publicada em 9/12/2010 por Sônia Elbachá (0 comentários | comente)



A jornalista Lia Nara Bau me fez esta pergunta em uma entrevista recente para o Jornal Exclusivo. Respondi que acredito ser fundamental para os lojistas, conhecer os movimentos das modas, as transformações nos desejos de consumo e os impactos das tendências mundiais sobre os diversos públicos, analisando-se os tempos de absorção das novas modas em cada mercado de atuação.

Costumo analisar que muitos movimentos e transformações na aparência, nos modos e no design dos produtos variam para cada mercado de acordo com o tempo, a intensidade e a penetração das novas informações entre os públicos de referência e os influenciadores de cada região ou segmentos de mercado. Vale observar, no entanto, que na era digital e da comunicação em rede, as informações, os novos desejos de consumo e as novas modas se propagam muito velozmente.
No segmento de calçados, por exemplo, observa-se que a adoção de novas cores tende a ocorrer de forma mais simultânea entre os diferentes mercados (geográfico, sócio-econômico ou psicográficos), as novas texturas e materiais se difundem um pouco mais lentamente e já as rupturas ou mudanças mais significativas nas formas dos produtos e nos novos modos de consumo tendem a ser propagadas de forma mais gradual, a partir dos públicos mais jovens, mais informados e mais cosmopolitas.

Diante de tais movimentos constantes, o Planejamento Estratégico de Coleção e o consequente planejamento de compras subdividido em coleções periódicas (trimestral, bimestral, mensal ou quinzenal), tornou-se requisito fundamental para o varejo de calçados. É claro que o planejamento estratégico de coleção e a gestão de compras não contemplam apenas a compra de novos produtos com ciclos de vida curtos, mas sim, a formulação de um mix estratégico que contemple produtos de novidade ou "fashion" (ciclo de vida curto), produtos inovadores ou "vanguarda" (ciclos de vida longo em fase inicial), produtos contemporâneos (ciclo de vida médio ou longo em fase de crescimento) e produtos básicos (ciclo de vida longo em fase de maturidade). Por isso, os gestores de compras devem estar atentos para a gestão dos estoques e o dimensionamento do orçamento para as reposições de produtos de ciclo de vida mais longo, em equilíbrio com as compras dos produtos de novidade.



Texto extraído do Blog de Sônia Elbachá

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